domingo, 29 de agosto de 2010

Metáfora e Comparação.

A metáfora e a comparação são duas figuras de linguagem das mais conhecidas.

A metáfora é o emprego de palavras fora do seu sentido normal, tomando-se por base a analogia.

Exemplos:

- Esse homem é uma fera!

- Todos os tiranos têm coração de pedra.

- João é um touro!

- Minha filha é um anjo!



A comparação é o confronto de ideias por meio de conectivos.

Exemplos:

- Esse homem é bravo como uma fera!

- Todos os tiranos têm coração duro como pedra!

- João é igual um touro!

- Minha filha é como um anjo!

Metáforas e comparações são muito parecidas. A diferença é que a comparação usa o conectivo para estabelecer a analogia e a metáfora não. Alguns estudiosos da língua usam a expressão comparação implícita para os casos de metáfora e comparação explícita para os casos de comparação.

Ita est!
Prof. Zanon

22 comentários:

  1. Ola se estiver online teria como me ajudar com uma analise do texto de gregorio de matos ?

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog. Também sou professora de Língua Portuguesa. Vou voltar mais vezes...

    Um abraço!!!

    obs.: Quando sobrar um tempinho, visite meu blog: http://mleedeboanalagoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. valew...
    amei seu blog
    ajudou pra kramba.

    ResponderExcluir
  4. legal ajudou muuuuuuiiiiitoooooo! na minha prova!!!!!!! :))

    ResponderExcluir
  5. blzallll
    muito bommmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!:D...

    ResponderExcluir
  6. obrigado!:):)

    ResponderExcluir
  7. olha me impressionou , muito bom ! Meus parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!!! Ajudou muito, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei sua explicação agora tem como eu dar uma aula que a professora mandou agente da :)

    ResponderExcluir
  10. Obrigada ajudou muito eu a faze uma prova

    ResponderExcluir
  11. obg parece q vai fazer eu tirar 10

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, ajudou muito!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo seu blog, me ajudou muito mesmo, essa linguagem simples e clara realmente nota dez.

    ResponderExcluir
  14. faleo professor

    ResponderExcluir
  15. vlw muito obg por me ajuda
    gostei do seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o blog, você explica muito em :)

    ResponderExcluir
  17. ajudoou Muitoos >< ^^)

    ResponderExcluir

Matérias mais antigas:

Minha foto
Sou um professor apaixonado pela educação, pela literatura, pela língua portuguesa e pela arte de escrever. Como tantos educadores, um idealista. Fascina-me a incomensurável capacidade de transformação do ser humano. Por que me ufano da minha profissão? Porque sei que quando leciono, não estou apenas passando conteúdos, mas também destruindo mitos, dogmas e raciocínios falaciosos que cerceiam a liberdade humana.